Eco - Performances Poéticas

Desde junho de 2008, nas primeiras quintas-feiras do mês, acontece em Juiz de Fora o Eco - Performances Poéticas. A cada edição o evento leva aos palcos do Espaço Mezcla um elenco diferente de poetas convidados para ler textos autorais. Depois da leitura dos convidados, o microfone aberto dá também ao público espaço para ler seus textos. Aproximadamente 80 poetas já passaram pelo Eco. A maioria desses escritores é de Juiz de fora, mas vários artistas da região já estiveram presentes no elenco, assim como poetas cariocas, paulistas e gaúchos.

O Eco já se firmou como um evento congregador da literatura em Juiz de Fora. De poetas renomados a escritores jovens e iniciantes, grande parte dos poetas da região já passou pelo palco do Eco, tanto no elenco como no microfone aberto. Vários livros de prosa e poesia foram também pré-lançados, lançados ou relançandos no Eco – Performances Poéticas.

Em 2009 o Inhamis Filmes realizou um mini-documentário de nove minutos sobre o evento, que conta a história do surgimento e do primeiro ano do Eco, que você pode assistir aqui:

 


Atualmente, além de duas das editoras do GG#001, Larissa Andrioli e Laura Assis, fazem parte da organização do evento os professores e escritores Anderson Pires e Tiago Rattes, o jornalista e também escritor Luiz Fernando Priamo e o DJ Pedro Paiva.

Você pode ver tudo que já foi publicado sobre o evento no GG#001 clicando aqui. E pode também seguir o Eco no Twitter: @ecopoetico. E acessar o blog oficial do Eco no endereço http://ecopoetico.blogspot.com